Ser saudável é vida…

O que é Glutamina?

A glutamina é a forma de aminoácido mais abundante encontrada no corpo e é sintetizada a partir das necessidades corporais.

Desempenha papel importante na manutenção da estrutura e das funções intestinais, tem efeitos benéficos na manutenção das funções do sistema imunológico, melhora os parâmetros nutricionais de pacientes desnutridos em pós-operatório e reduz a degradação proteica em pacientes de intenso catabolismo (quebra), além de apresentar importante função anabólica promovendo o crescimento muscular.

É um aminoácido de importância fundamental para muitas funções homeostáticas e funcionamento de inúmeros tecidos do corpo, particularmente o sistema imunológico. Estudos experimentais indicam que a suplementação de glutamina é especialmente decisiva para os pacientes criticamente enfermos, quando a barreira da mucosa intestinal pode tornar-se comprometida, pois o intestino é um dos órgãos que mais necessita da glutamina para manter o epitélio e as vilosidades intestinais e conservar suas funções de absorção e defesa.

Durante períodos de treinamento intenso, os níveis deste aminoácido podem declinar e nosso corpo não é capaz de produzi-lo suficientemente. Isto pode resultar no esgotamento dos níveis de glutamina em nossos músculos e desta maneira causar avaria no músculo/tecido e na imunidade. Também neste caso, o uso de glutamina pode minimizar as chances de se debilitar.

A suplementação ou o uso de glutamina, em qualquer situação, deve ser orientado e acompanhado pelo nutricionista.

Maryna Castro.

2 Respostas

  1. Não sabia que era de suma importância Dra Maryna, post bem serio, parabéns!!!!

    • Ju, que bom que você gostou! Pensei ser interessante passar essa informação aqui no Blog, pois observo que a maioria das pessoas acha que a Glutamina só é direcionada para quem faz atividade física. Fico feliz ao saber que o Blog contribui com boas informações!
      Beijo e obrigada pela participação! É esse retorno de vocês um dos fatores que nos impulsiona a fazer um trabalho cada vez melhor!
      Maryna Castro.